Feitos em titânio que substituem a raiz do dente e dá suporte a uma prótese, contribuindo assim para uma melhor aparência física e função mastigatória. Eles são indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes.
O protocolo imediato é indicado para pacientes que utilizam próteses totais (dentadura) na parte superior e/ ou inferior da boca.
Em casos de pacientes com doença periodontal agravada também optamos muitas vezes por este tratamento, desde que a quantidade óssea seja adequada para isso
Observamos através do Exame Tomográfico Computadorizado e Panorâmica, a largura e espessura óssea e se não for suficiente fazemos uso de enxertos ósseos, sendo um procedimento simples. Utilizamos enxerto em pó ou em bloco de osso industrializado e biocompatível e; associado a membrana de plasma sanguíneo no momento da cirurgia que auxilia na recuperação, geralmente temos excelente regeneração óssea. Há casos onde enxertos e implantes são feitos no mesmo tempo cirúrgico e outros onde há a necessidade de espera de 4 a 6 mêses.
De 30 a 60 minutos geralmente. Costumamos dizer que planejamento e a preparação da sala com a devida assepsia demora mais que a instalação do implante.
Cuidados
O paciente deve vir as consultas periódicas para a higienização adequada e manutenção do protocolo sugerido ser semestralmente.
Nesta consulta enfatizamos a importância da escovação para promover a saúde periimplantar e consequentemente dar maior longevidade aos implantes instalados.
Riscos:
Quem possuí bruxismo ou apertamento dental por colocar muita pressão pode aumentar o risco de fratura do implante.
Outros pacientes em que devemos tomar cuidados redobrados são: